Sobre o site

Meu site www.rodrigotrespach.com divulga desde 2007 assuntos relacionados à História, Educação, Cultura e Literatura, com ênfase em temas como arqueologia, sociologia, antropologia, imigração, genética e genealogia, sempre associado à credibilidade com pesquisa histórica séria e comprometida com valores de ética e responsabilidade.

Todos os textos publicados no site, incluindo os posts informativos, matérias de jornais ou revistas, são de minha autoria – Rodrigo Trespach, e, portanto, com direitos reservados, conforme Lei nº 9.610, de 19.02.1998. Salvo quando explicitado, todos podem ser copiados livremente, desde que a minha autoria seja devidamente identificada e a atividade não tenha finalidade comercial.

Quando isso não ocorrer, o autor do texto e a fonte serão indicados no rodapé da postagem, com o link indicativo do texto ou do material original de onde a informação foi extraída.

Como muitas das postagens têm como fonte jornais, revistas, agências de notícias e sites ou blogs em inglês, alemão, francês ou espanhol, realizo uma tradução e/ou uma adaptação para o português, que é editada para tornar a informação mais acessível ao público brasileiro.

Caso o autor, site, blog, jornal ou revista sinta-se prejudicado de alguma forma com a divulgação da matéria e/ou do texto informativo por www.rodrigotrespach.com, envie-nos um e-mail, faremos o possível para solucionar o problema imediatamente.

A intenção e a razão do site existir, além de dar visibilidade ao meu próprio trabalho, é a produção de conteúdo original, diferenciado e pouco explorado pela mídia ou agências de notícias brasileiras nos temas mencionados anteriormente – arqueologia, sociologia, antropologia, imigração, genética, genealogia, livros, entre outros.

Como historiador, sou autor de 9 (nove) livros e meus artigos já foram publicados em diversas revistas e jornais nacionais e internacionais, tais como National Geographic, Tópicos/DBG, BBC History, Revista de História da Biblioteca Nacional, História Viva, Doispontos, Deutsche Zeitung e Zero Hora, entre outras.

São instituições parceiras do site o Instituto de História Regional da Universidade de Mainz, na Alemanha, o Instituto Martius-Staden, em São Paulo, e a Academia de Escritores do Litoral Norte gaúcho. Estes parceiros publicam ou promovem meus trabalhos.

São meus parceiros ainda, as editoras Companhia das Letras, Contexto, Cultrix, EdiPUCRSGeração Editorial, HarperCollins BrasilL&PM, Martins Livreiro e Zahar, que me fornecem material de apoio.

www.rodrigotrespach.com não aceita ou promove qualquer ato ou manifestação de discriminação ou preconceito contra raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.  www.rodrigotrespach.com é comprometido com valores de ética e responsabilidade social e cultural; por isso, todos os textos postados aqui são reflexões ou informações que contribuem com a Educação e o Conhecimento Científico.

Caso você queira apoiar o site na forma de publicidade, fazer alguma reclamação, sugerir correções ou melhorias, sinta-se a vontade para fazê-lo através do e-mail rodrigo.trespach@gmail.com

Se você achou que as pesquisas (genealógicas e históricas) disponibilizadas gratuitamente no site foram úteis e deseja fazer uma doação ou contribuição em qualquer valor para que elas continuem sendo realizadas, utilize o PagSeguro, clicando no botão logo abaixo. Obrigado!

Rodrigo Trespach