Perfil

Rodrigo Trespach nasceu em 1978, em Osório, Litoral Norte gaúcho. É casado e pai de dois filhos. Com formação em História e mais de duas décadas de experiência como pesquisador e genealogista, Trespach é autor de dezesseis livros, entre eles, O Lavrador e o Sapateiro (2013), Quatro Dias em Abril (2016), os quatro livros da coleção Histórias não (ou mal) contadas (2017-8),  1824 (2019), Personagens do Terceiro Reich (2020), A Revolução de 1930 (2021),  Personagens da Independência do Brasil (2021) e Grandes Guerras (2022).

Autor de editoras como HarperCollins Brasil e Leya Brasil, também escreve artigos e reportagens para jornais e revistas brasileiras e internacionais, como Zero HoraNational Geographic Brasil, História Viva, História da Biblioteca Nacional, Aventuras na HistóriaTópicos, da Deutsch-Brasilianische Gesellschaft, BBC History Brasil Leituras da História, entre outras.

É sócio-fundador e membro honorário da AELN – Academia de Escritores do Litoral Norte gaúcho, instituição da qual foi presidente em duas oportunidades (2008-9 e 2012-3) e na qual ocupa a cadeira número 1, cujo patrono é Antônio Stenzel Filho. Além disso, foi presidente do Conselho de Cultura de Osório.

Membro do IHGRGS – Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, colabora ainda com o IGL – Institut für Geschichtliche Landeskunde, da Universidade de Mainz, na Alemanha, em pesquisas sobre imigração; e com a Genera, nos projetos SobreNomes (nomes de família e ancestralidade) e Meu Populário (lendas e folclore).

Em 2011, foi agraciado pelo município de Domingos Martins (ES) com a Distinção Personalidade Cultural. Em 2013, foi Patrono da 7.ª Feira do Livro de Capão da Canoa (RS). Em 2015, foi um dos seis pesquisadores biografados no livro Famílias de Origem Alemã no Rio Grande do Sul, como homenagem pela contribuição dispensada a pesquisa da Imigração Alemã no RS.

Em 2017, foi o Patrono da 32ª Feira do Livro de Osório (RS) e homenageado pela AEMB (SP), pela obra dedicada à pesquisa da Imigração Alemã no Brasil. Em 2018, foi o Patrono da 9ª Feira do Livro de Atlântida Sul (RS); em 2019 foi Patrono da 15ª Feira do Livro de Imbé e da 39ª Feira do Livro de Camaquã (RS). 

Em 2022, recebeu a condecoração Ordem do Mérito do Livro, da Biblioteca Nacional.

Para saber mais detalhes sobre as publicações de Rodrigo Trespach acesse a página Publicações.