Perfil

Rodrigo Trespach_1279_PxB_peq

Rodrigo Trespach nasceu em 1978, em Osório, no Litoral Norte gaúcho. É casado e pai de dois filhos.

Ocupa a cadeira número 1 (Antônio Stenzel Filho) da Academia de Escritores do Litoral Norte Gaúcho, da qual é sócio-fundador, tendo sido presidente em duas oportunidades.

Com formação em História e mais de uma década de experiência como genealogista, Rodrigo Trespach é autor de oito livros. Passageiros no Kranich (2007), Borger, Justin, Schmitt e outras famílias de origem germânica (2010), O Lavrador e o Sapateiro (2013), Cidade dos Ventos (2014),  Quatro Dias em Abril (2016) e Histórias não (ou mal) contadas (2017) foram publicados no Brasil.  Aufbruch zu fremden Ufern – Auswanderung aus dem Büdinger Land (2012) foi publicado na Alemanha. É também autor e um dos organizadores do livro Amor à Arte (2015).

Rodrigo Trespach colaboradora com o projeto Auswanderung aus den Regionen des heutingen Rheinland-Pfalz do Institut für Geschichtliche Landeskunde da Johannes Gutenberg-Universtität Mainz, na Alemanha.

Também é autor de artigos e reportagens  para jornais e revistas brasileiras e internacionais: National Geographic Brasil, História Viva, História da Biblioteca Nacional, Aventuras na HistóriaTópicos, da Deutsch-Brasilianische Gesellschaft, BBC History Brasil, Leituras da História, Doispontos e Oficina do Historiador, entre outras.

Em 2011, foi agraciado pelo município de Domingos Martins (ES) com a Distinção Personalidade Cultural. Em 2013, foi Patrono da 7.ª Feira do Livro de Capão da Canoa (RS) e agraciado com a Distinção Amigo do Rotary, pelo Rotary Club Osório (Distrito 4670), pela contribuição dada a valorização e divulgação da cultural regional. Em 2015, foi um dos 6 pesquisadores biografados no livro Famílias de Origem Alemã no Rio Grande do Sul, como homenagem pela contribuição dispensada a pesquisa da Imigração Alemã no RS e o Escritor Homenageado, na 30ª Feira do Livro de Osório (RS). Em 2016, foi o Escritor Homenageado da 7ª Feira do Livro de Atlântida Sul (RS).

Além disso, Rodrigo Trespach já teve o trabalho divulgado em revistas como a Revista de História da Biblioteca Nacional, Revista da Livraria Cultura, Wittgenstein, da Wittgensteiner Heimatverein, e Grindaha, da Geschichtsverein Gründau, entre outras.

Para saber mais detalhes sobre as publicações de Rodrigo Trespach acesse a página Publicações ou então Pesquisas.