Perfil

Rodrigo Trespach nasceu em 1978, em Osório, Litoral Norte gaúcho. É casado e pai de dois filhos. Com formação em História e mais de duas décadas de experiência como pesquisador e genealogista, Trespach é colaborador do o projeto Auswanderung aus den Regionen des heutingen Rheinland-Pfalz do Institut für Geschichtliche Landeskunde, Alemanha, e autor de nove livros:

Passageiros no Kranich (2007);
Borger, Justin, Schmitt e outras famílias de origem germânica (2010);
Aufbruch zu fremden Ufern – Auswanderung aus dem Büdinger Land (2012);
O Lavrador e o Sapateiro (2013);
Cidade dos Ventos (2014);
Amor à Arte (2015);
Quatro Dias em Abril (2016);
Histórias não (ou mal) contadas – Segunda Guerra Mundial (2017);
Histórias não (ou mal) contadas – Revoltas, golpes e revoluções no Brasil 
(2017).

Trespach também é autor de artigos e reportagens  para jornais e revistas brasileiras e internacionais: National Geographic Brasil, História Viva, História da Biblioteca Nacional, Aventuras na HistóriaTópicos, da Deutsch-Brasilianische Gesellschaft, BBC History Brasil, Leituras da História, Doispontos e Oficina do Historiador, entre outras.

Em 2011, foi agraciado pelo município de Domingos Martins (ES) com a Distinção Personalidade Cultural. Em 2013, foi Patrono da 7.ª Feira do Livro de Capão da Canoa (RS). Em 2015, foi um dos seis pesquisadores biografados no livro Famílias de Origem Alemã no Rio Grande do Sul, como homenagem pela contribuição dispensada a pesquisa da Imigração Alemã no RS. Em 2017, foi o Patrono da 32ª Feira do Livro de Osório e, em 2018, da 9ª Feira do Livro de Atlântida Sul.

Para saber mais detalhes sobre as publicações de Rodrigo Trespach acesse a página Publicações ou então Pesquisas.