Personagens da Independência do Brasil

Ao se falar da Independência do Brasil, os primeiros nomes a serem associados são o de D. Pedro I, o príncipe português do famoso brado às margens do Riacho Ipiranga que se tornaria imperador da nova nação; D. João VI, com sua fama de indolente; o patriarca José Bonifácio; Leopoldina, a imperatriz de fina educação; ou a Marquesa de Santos, amante do monarca.

No entanto, o elenco do enredo complexo que resultou na emancipação da antiga colônia é muito mais amplo. As articulações envolveram políticos progressistas e conservadores, religiosos, lideranças femininas, jornalistas, nobres, membros de organizações clandestinas, ativistas, estrangeiros, funcionários públicos e muitos outros que, de alguma forma, ajudaram a escrever uma nova etapa — a mais importante — da História do país.

Em Personagens da Independência do Brasil — Os principais nomes da emancipação política do país e da história do Sete de Setembro, Rodrigo Trespach tece a trama desse evento fundador valendo-se das linhas biográficas de cinquenta dessas pessoas. O historiador resgata vultos como Gonçalves Ledo, Gama Lobo, Chalaça, frei Caneca, Maria Quitéria, Lorde Cochrane, Hipólito José da Costa, entre outros, bem como os artistas que registraram, a seu tempo, a epopeia da libertação da pátria, incluindo Evaristo da Veiga, Pedro Américo e Georgina de Albuquerque.

Personagens da Independência do Brasil é uma publicação da Editora 106.

“Este é um livro para se ter sempre à mão, sobre a mesa de cabeceira ou, melhor ainda, debaixo do braço no momento em que o Brasil prepara as celebrações do bicentenário de sua Independência. Resultado de cuidadosa pesquisa de um autor atento e perspicaz, é uma obra de organização simples e generosa, fácil de ler, mas com fôlego suficiente para abranger todos os principais acontecimentos e protagonistas da época. Chega em boa hora.”

Laurentino Gomes, jornalista e escritor

“Numa de suas frases cortantes e geniais, Millôr Fernandes disse: ‘O Brasil tem um enorme passado pela frente.’ Essa espécie de déficit com a História é causa permanente de nossos atropelos. Na contracorrente disso tudo há ações dignas de nota, como o trabalho de Rodrigo Trespach, que em seu livro sobre os personagens da Independência do Brasil, leva o leitor a um passeio inteligente e aprazível por cinquenta biografias que marcaram a nossa fundação.”

Luiz Carlos Ramiro Júnior, cientista político e coordenador-geral do Centro de Pesquisa e Editoração da Fundação Biblioteca Nacional

“Alguns personagens do século 19 e do Sete de Setembro, com seus ares de tensões, divisões e recomeços, foram analisados em um texto didático e com diversidade de agentes. Que o livro contribua na divulgação dos nomes citados e no interesse sobre os outros panoramas presentes nos conflitos em diversas províncias que culminaram na Independência do Brasil.”

Rafael Dantas, historiador baiano

Ficha Técnica
ISBN
9786588342091

Formato
16x23com

Páginas
224

Ano de lançamento
set/2021