Historiador conta detalhes da viagem da Independência e de como dom Pedro chegou às margens do Ipiranga

Por ocasião do Bicentenário da Independência do Brasil, o historiador Rodrigo Trespach lançou o livro “Às margens do Ipiranga: A viagem da Independência — a jornada de d. Pedro, do Rio de Janeiro a São Paulo, em agosto e setembro de 1822”.
Há dois séculos, um jovem de apenas 24 anos percorreu mais de 1.400 quilômetros em uma viagem de um mês, do Rio de Janeiro até São Paulo e Santos, então pequenas cidades que juntas mal chegavam a 12 mil habitantes. O destino do Brasil foi decidido nesta viagem, em cima de uma mula, o animal que d. Pedro montava naquele 7 de setembro de 1822.
Apesar da importância do dia — e muito já foi escrito sobre o brado “Independência ou Morte” —, como o então príncipe regente chegou a São Paulo é um tema pouco conhecido do público brasileiro. Qual foi o trajeto, por quais estradas e cidades passou? O que havia nelas de interessante? Como as viagens eram feitas naquela época e quem acompanhava o futuro monarca do país?
Na entrevista, Rodrigo Trespach traz detalhes dessa viagem, das estradas e das cidades pelas quais a comitiva de dom Pedro passou e comenta também a importância do 7 de setembro no processo da Independência.
O programa traz também duas sugestões de livros para melhor compreender a separação do Brasil de Portugal: “Independência: a história não contada – a construção do Brasil”, de Paulo Rezzutti, e “Independência do Brasil: As mulheres que estavam lá”, organizado por Antônia Pellegrino e Heloisa Starling.
Autores no programa: Rodrigo Trespach, Paulo Rezzutti, Antônia Pellegrino, Heloisa Starling e Jorge Tufic.
Anderson Mendanha
Para ouvir a entrevista, clique aqui.