Na Trilha da História desvenda o lado pouco conhecido da escravidão

Nesta semana, o Na Trilha da História tem como convidado o historiador Rodrigo Trespach, autor do livro Histórias não (ou mal) contadas: Escravidão, do ano 1000 ao século XXI, lançado recentemente pela editora HarperCollins Brasil.

Durante a entrevista, Rodrigo fala sobre as origens da escravidão, a escravização de brancos, o sistema de servidão na Rússia e na Alemanha, além das formas “modernas” de escravização, como, por exemplo, o trabalho infantil e exploração sexual de mulheres. Confira a entrevista clicando na foto acima.

Trilha Sonora

Confira a lista de músicas deste episódio: Luta de classes (composição de Samuel Rosa e Chico Amaral / interpretação da banda Cidade Negra); Metal contra as nuvens (composição e interpretação de Renato Russo, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá); Amazing Grace (composição de John Newton e interpretação de Elvis Presley); Traficadas (composição de Vera Verônika e Eddie Blue / interpretação de Vera Verônika); Tempos Difíceis (composição e interpretação de Diogo Nogueira).

Confira aqui os horários do programa

Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quarta, às 23h;
Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz, com reprise no domingo, às 6h;
Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;
Sábado, 18h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800kHz;
Domingo, 6h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz.

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC – Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

Saiba mais

Na Trilha da História é um programa de rádio que mistura um bate-papo sobre História do Brasil e do Mundo com músicas. Toda semana, a apresentadora Isabela Azevedo recebe um entrevistado para falar sobre um período ou personagem histórico. A conversa é intercalada com canções sobre o tema. Com linguagem neutra, leve e bem-humorada, os episódios destacam as curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. Para saber mais, acesse a página do programa em http://radios.ebc.com.br/natrilhadahistoria

Rádio Nacional/EBC

Curta e compartilhe com amigos e interessados. Obrigado!