Listas de Imigrantes com origem no Rheinhessen e Hessen-Darmstadt

Chegada dos imigrantes em SL em quadro de Ernst Zeuner

Como forma de colaborar com a pesquisa sobre origem dos imigrantes chegados ao sul do Brasil na primeira metade do século 19 – principalmente entre 1824 e 1830 -, elaboramos listas com base no distrito de origem das famílias.

Aqui estão imigrantes identificados com origem nos distritos de Alzey-Worms, Bad Kreuznach e Mainz-Bingen, no Rheinhessen, e Wetterau e Main-Kinzig, no Hessen (antigo Grão-Ducado de Hessen-Darmstadt).

Algumas dessas listas estão disponíveis também em alemão no Auswanderung aus den Regionen des heutingen Rheinland-Pfalz, projeto do Institut für Geschichtliche Landeskunde da Johannes Gutenberg-Universtität Mainz, Alemanha.

Os dados, dispostos em forma de tabela, foram compilados de diversas fontes originais e inéditas, assim como a bibliografia disponível. Quando possível, além dos familiares, há informações sobre religião, profissão, cidade de origem, local de emigração, navio (transatlântico e costeiro), local de imigração e informações adicionais.

Não há restrições quanto ao uso dos dados, mas é justo e de direito que o compilador de dados seja citado. Maiores informações, correções, sugestões devem ser feitas através do nosso e-mail.

Rheinhesse e Hessen2

1. Imigrantes alemães no sul do Brasil com origem no distrito de Alzey-Worms, Rheinland-Pfalz [PDF 708 KB]. Versão em português do original publicado em alemão para o Auswanderung aus den Regionen des heutingen Rheinland-Pfalz, projeto do Institut für Geschichtliche Landeskunde da Johannes Gutenberg-Universtität Mainz, Alemanha.

2. Imigrantes alemães no sul do Brasil com origem no distrito de Bad Kreuznach, Rheinland-Pfalz [PDF 514 KB]. Versão em português do original publicado em alemão para o Auswanderung aus den Regionen des heutingen Rheinland-Pfalz, projeto do Institut für Geschichtliche Landeskunde da Johannes Gutenberg-Universtität Mainz, Alemanha.

3. Imigrantes alemães no sul do Brasil com origem no distrito de Mainz-Bingen, Rheinland-Pfalz [PDF 439 KB]. Versão em português do original publicado em alemão para o Auswanderung aus den Regionen des heutingen Rheinland-Pfalz, projeto do Institut für Geschichtliche Landeskunde da Johannes Gutenberg-Universtität Mainz, Alemanha.

4. Imigrantes alemães no sul do Brasil com origem no distrito de Wetteraukreis, Hessen [PDF 423 KB].

5. Imigrantes alemães no sul do Brasil com origem no distrito de Main-Kinzig, Hessen [PDF 368 KB].

Leia também nossos artigos sobre o Imigração Alemã publicados nas revistas História Viva e História, da Biblioteca Nacional.

Se achou nosso trabalho importante e deseja colaborar com ele, clique no botão abaixo e faça uma doação em qualquer valor.

Por Rodrigo Trespach – www.rodrigotrespach.com




Curta e compartilhe com amigos e interessados. Obrigado!