Lançamento do projeto Observatório do Morro da Borússia

Estive no último sábado, 24 de agosto, no Restaurante do Dodô, no Morro da Borússia, em Osório, com os colegas ativistas culturais Paulo de Campos, Marina Raymundo e Angela Fumagalli, entre outros, para o lançamento do projeto Observatório Morro da Borússia: Sensibilidades e Lugar, dos amigos Maria Helena e Júlio Bernardes.

O projeto nasceu de uma ideia fantástica: além de preservar a identidade cultural e ambiental da região, ser o ponto de encontro para mapeamentos, entrevistas, ensaios, artigos, entre outras fontes, que possam dar visibilidade às sensibilidades, aos hábitos e às formas de relação entre homem, cultura e natureza no contexto da microrregião da Borússia e seu entorno.

Entre os meses de agosto e outubro serão realizadas oficinas e saraus que marcam a inauguração do novo espaço da Associação Cultural Socioambiental, localizado no Morro da Borússia, em Osório, no litoral norte gaúcho. O projeto se propõe a contribuir para a capacitação de agentes culturais multiplicadores através de um conjunto amplo de atividades pedagógicas nas áreas de gestão cultural, informática, música, filosofia e artes visuais.

Proposto pela Arena Associação Cultural Socioambiental, o projeto será realizado em parceria com a Cida Cultural e financiamento do Pró-Cultura RS – Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. As atividades serão abertas ao público geral, atendendo à ideia de que as ações culturais sejam transversais e democráticas.

As atividades terão entrada franca e serão realizadas em parceria com o Corede Litoral Norte, Unisc – Capão da Canoa, Secretarias de Meio Ambiente, Cultura, Turismo e Educação das prefeituras de Osório, Itati e Capão da Canoa.

Próximas atividades:

Sarau de Histórias Ambulantes – 31 de agosto
Ministrante: Ana Flávia Baldisserotto
Hora: 10h às 18h (com intervalo)
Onde: Arena Associação Cultural Socioambiental – Travessa 15 do Tombador, número 550. Bairro Arroio Grande (acesso pela parada 218 da RS-030), Osório/RS.

Seminário de Filosofia: ética e meio ambiental – 31 de agosto
Ministrante: Julio Bernardes
Hora: 10h às 12h – 14h às 17h (com intervalo)
Onde: Unisc – Campus Capão da Canoa/RS.

Mais em http://observatorioborussia.org.br ; https://www.facebook.com/observatorioborussia ou pelo telefone (51) 8186-0571.

Rodrigo Trespach – www.rodrigotrespach.com